• Shmura

    Matza - Pão Azimo

  • Ferfel

    Flocos de Matza

  • Matza

    Integral - Pão Azimo

  • Matza

    Pão Azimo

  • Matza

    Pão Azimo

   

Matza, o pão não fermentado, é o maior símbolo da Pessach, que é a páscoa judaica.O pão (matza) é feito com três elementos essenciais que são: grão, água e fogo. Se a mistura da farinha com a água durar mais que 18 minutos, o processo de fermentação já começa a acontecer. A fermentação nesse caso simboliza a forças externas ruins que atraem o homem ao pecado. Então a fermentação, isto é, o chametz, representa a inclinação para o mal, vontade de pecar, domínio de ideias estranhas, prazeres e forças.


A matza que é um pão não fermentado representa o homem que controla suas paixões, que mantém suas vontades disciplinadas e não influenciadas pelas forças externas, ou seja, é o oposto do chametz. No seu processo, a matza é assada rapidamente para poder superar as influências e limitações do tempo. Também outras características simbólicas, como o “ato de inflar da massa” simboliza o traço da arrogância e da vaidade, já a superfície achatada, a matza não fermentada, representa a humildade, que é o início da libertação e o fundamento do crescimento espiritual.

Como símbolo, o povo de Israel tornou-se “fermentado” a ponto de quase tornarem chametz. D’us os livrou de se tornarem chametz porque isso causaria a destruição de Israel.

Por todas essas razões que as palavras “mitzvá” e “matza” são iguais. Os sábios ensinam que quando uma mitzvá chegar não deve permitir que ela “fermente”, isto é, quando surgir a oportunidade de fazer o mitzvá deve-se fazer depressa. O judeu procura conquistar o tempo para viver além do tempo e assim unir sua vida a D’us, que é infinito e eterno. Os judeus tem o princípio de não desperdiçar o tempo para assim dedicar às metas da eternidade.

Num período de oito dias os judeus substituem sua alimentação pela matza para poder fazer a recordação dos antepassados da escravidão egípcia. Esta deve ser obrigatoriamente ingerida na noite do Seder (refeição da primeira noite do Pessach) como recordação da pressa que os antepassados tiveram para se retirar das terras do Nilo, não tendo tempo suficiente para a massa fermentar.

 

Tags: Matzá, matza, matsa, matza comprar, Matzoh, Matzo, Matsah, Matsa e Matze, matso

Copyright © 2010 matza.com.br/web. All rights reserved.